6 erros de segurança que estão a colocar em risco o seu website

Deixar a segurança para segundo plano pode sair caro a si e aos seus clientes.

Uma rápida pesquisa online permite obter informação sobre os milhares de violações de dados que ocorreram nos últimos anos na internet. Para as empresas é difícil recuperar destes incidentes, que resultam em enormes danos para a sua reputação e em perdas financeiras.

Para que as empresas possam proteger-se dos constrangimentos provocados por um ataque informático é recomendável que possuam um bom plano de manutenção para o website e que evitem alguns dos erros mais comuns.

1. Ignorar a segurança durante o desenvolvimento do web

O primeiro erro que é necessário evitar é tratar a segurança como o último passo ao construir um site. A segurança digital não é algo que possa ser pensado como um “retoque final” antes do website ser publicado. Em vez disso, deve ser criada na origem do projeto de modo a evitar configurações incorretas, que podem levar a injeções maliciosas de SQL e outras vulnerabilidades.

2. Não atualizar o software do website

As atualizações de software são lançadas para garantir que todos os componentes do website estão bem equipados para lidar com as vulnerabilidades de segurança mais recentes. Uma vez que os crimes informáticos estão constantemente em evolução, acompanhando o desenvolvimento da própria internet, é muito importante que o software que compõe um website seja regularmente atualizado, evitando pontos de fragilidade que facilitem um ataque.

3. Minimizar a importância da segurança de terceiros

Um website depende de uma série de componentes para ser visível online. Um dos mais importante é o servidor onde está alojado. Garantir que a empresa que fornece o alojamento cumpre as mais rigorosas medidas de segurança nem sempre é fácil. Confirme sempre que os fornecedores de serviços web a quem recorre dão prioridade à segurança e possuem métodos que protegem o seu negócio e os utilizadores do seu website.

Na PINLION disponibilizados um serviço integral de manutenção de websites, com updates do software, sistema de backup do servidor, acompanhamento de uptime do website em tempo real e monitorização de segurança 24h/dia.

4. Não monitorizar o website

A partir do momento em que o website está online é crucial saber tudo o que se passa com ele. Na eventualidade de ocorrer algum problema, acompanhar o website em tempo real torna possível saber qual a causa que está na origem do problema e atuar no imediato.

5. Não fazer backups regulares do website e bases de dados

Independentemente de quão sólida é a estratégia de segurança é determinante que sejam efetuados com regularidade backups de todos os dados. Assim, se algo de inesperado acontecer, será sempre possível voltar a instalar uma cópia segura do seu website.

6. Não encriptar convenientemente todos os dados

Por último, mas não menos importante, caso não esteja a utilizar um certificado de segurança digital está a incorrer numa grave falha de segurança. Os sites que possuem certificados SSL corretamente configurados permitem que as informações recolhidas sobre o visitante sejam transmitidas de forma protegida. Todos os dados inseridos passam a estar codificados, tornando-os virtualmente inúteis caso sejam intercetados por terceiros.

O protocolo de segurança de um website é um processo sem fim, onde existe sempre a possibilidade de haver falhas. É por isso muito importante que tanto os programadores informáticos como os proprietários dos websites estejam cientes disso, evitando erros triviais.

O QUE
FAZEMOS
NA PINLION

Marketing Digital

Desenvolvimento Web

j

Design Web

Comércio Eletrónico

Domínios Web

Alojamento Web

Manutenção Web

~

Certificação SSL

FALE CONNOSCO

Solicite um orçamento gratuito, fale-nos do seu projeto ou simplesmente entre em contacto connosco.

Parque das Nações

Avenida do Atlântico 16, 14º
1990-019 Lisboa

210 998 917

info@pinlion.com

CONTACTO

11 + 8 =

Todos os dados pessoais são tratados em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.

PINLION . Digital Marketing Agency
Copyright © 2019 . Todos os direitos reservados
Política de Privacidade . Termos de Utilização . Política de Cookies

Pin It on Pinterest

Partilhe este artigo